Montenegro é uma joia escondida e ainda pouco conhecida, na Europa.
Tive a oportunidade de conhecer Montenegro no calor, com calma e com pouquíssimas pessoas. Cheguei de carro, vindo da Croácia e ficamos encantados já na chegada com a beleza natural do país. A primeira cidade em que ficamos e que foi nossa base durante toda a nossa viagem foi Kotor. Fomos atraídos pelo ” falso fiorde” da baía de Kotor. Falso porque lhe faltam algumas características para ser classificado geologicamente como fiorde mas a aparência é deslumbrante.
Os fiordes são vales profundos e estreitos esculpidos por geleiras em regiões de clima frio. No entanto, a Baía de Kotor não foi formada por ação glacial.
A Baía de Kotor é, na verdade, um golfo que se estende por cerca de 28 quilômetros na costa montenegrina do Mar Adriático. Ela é cercada por montanhas íngremes, criando uma paisagem espetacular. A semelhança com os fiordes se dá devido à sua topografia estreita e profunda, com águas calmas e penhascos rochosos que se erguem das margens. A combinação desses elementos cria uma atmosfera pitoresca e encantadora, que pode ser comparada aos fiordes.
Apesar de não ser um verdadeiro fiorde, a beleza da Baía de Kotor é indiscutível!
Então o que visitar nesta região afinal?
- Kotor é uma cidade medieval cercada por muralhas impressionantes e situada na Baía de Kotor, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Aqui estão algumas atividades que fizemos e consideramos imperdíveis em Kotor:
Exploramos a Cidade Antiga :Passeamos pelas ruas de paralelepípedos da Cidade Antiga, descobrindo praças encantadoras, igrejas históricas e desfrutando da atmosfera única. Não deixe de visitar a Catedral de São Trifão, com sua arquitetura impressionante. Ahh, tome cuidado com suas mochilas e carteiras. Uma senhora idosa abriu nossa mochila e tentou nos roubar em plena luz do dia, sem nenhuma cerimônia!
Subimos as muralhas de Kotor: São 1.350 degraus até o topo das muralhas para obter vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade e da baía. É cansativo mas extremamente bonito. Traga água pois a trilha é íngrime e aberta, com sol.
O passeio de barco pela Baía de Kotor não chegamos a fazer pois nos hospedamos bem em frente a baía e fizemos muitas caminhadas ao redor dela mas, a beleza natural vale sim um passeio de barco. A Ilha de Nossa Senhora das Rochas, têm uma igreja pitoresca, e a Ilha de São Jorge abriga um antigo mosteiro beneditino.
Experimente a culinária local: Aproveite a gastronomia montenegrina em um dos restaurantes locais. eu não pude provar os pratos típicos pois não como carne mas, para quem gosta, são estes: “cevapi” (rolos de carne), “njeguski prsut” (presunto de Njegusi) e “kastradina” (carne defumada).
- Budva: é conhecida por suas praias deslumbrantes, vida noturna animada e uma cidade antiga fascinante. Aproveitamos tudo o que tínhamos direito por lá:
Exploramos a Cidade Antiga , passeando pelas estreitas ruas de paralelepípedos da cidade antiga, repletas de lojas, restaurantes e bares. As igrejas históricas são lindas, especialmente a Igreja de Santa Maria em Punta e a Igreja de São João.
Relaxamos pelas praias deslumbrantes, Visitamos a Praia de Mogren, dividida em duas enseadas pitorescas e a Praia de Jaz, uma das maiores praias da região. Aproveitamos o sol, a areia e o mar cristalino.
A Ilha de Sveti Stefan é um escândalo de linda: A apenas alguns quilômetros de Budva, encontra-se a icônica Ilha de Sveti Stefan. Esta ilha histórica abriga um resort exclusivo, mas você pode admirar sua beleza ao longo da costa.
Deixe um comentário